domingo, 8 de setembro de 2013

Sugestões sobre como usar piadas em inglês como recurso pedagógico

É praticamente um consenso entre os professores de língua estrangeira --e de outras matérias também-- que os alunos são resistentes à leitura: não importa o quão interessante a atividade ou ou texto escolhido, o máximo que conseguimos é que os alunos concordem em fazer o que estamos propondo.

Usar o humor como material de trabalho pode mudar isso. Que aluno não gosta de rir? Que aluno não fica curioso para saber como termina uma piada?

 Entrego as piadas desmembradas em duas colunas e os alunos têm de achar o final certo para cada piada. Risadas pipocam na sala à medida que eles realizam a tarefa, que nada mais é do que um exercício de compreensão de texto disfarçado. A atividade funciona em qualquer língua, então o exemplo vai ser dado em português:
1. Pedro: Eu me senti tão mal quando acordei esta manhã, que tentei me matar, tomando cem aspirinas. Maria: Ah, é?! O que foi que aconteceu?( ) - Olha, estava tão escuro que eu nem vi o outro!
2. Logo após a empregada ser despedida, ela deu cinqüenta reais para o cachorro da família, o Niky. Quando o patrão perguntou-lhe por que, ela respondeu:( ) - É que ela não queria atravessar de jeito nenhum- explica um deles.
3. Os passageiros de um navio, em alto-mar, avistam , na margem de uma pequena ilha, um homem barbudo e esfarrapado gritando e fazendo gestos desesperados com as mãos. - Quem é ele?? - pergunta alguém ao capitão.( ) Mãos gigantes!!
4. Três escoteiros comunicam a seu chefe da sua primeira boa ação do dia: - Ajudamos uma senhora de idade a atravessar a rua. - Essa realmente é uma boa ação, parabéns. Mas... por que três para ajudar uma só pessoa?( ) - Se o senhor pensa em me colocar nesse percurso, estou fora.
5. A mãe do pirralho perguntou-lhe em tom repressivo: - Como é que você explica o fato de só haver um só chocolate aqui, se ontem havia dois?
( ) - Nenhum problema, patrão. No ano passado, desci sozinho essa montanha levando nas costas um javali de quase 200 quilos.
- Duzentos quilos?? Sozinho?
-É, não foi fácil. Fiz umas dez viagens...
6. Professor: - Se eu tenho sete laranjas numa mão e oito na outra mão, o que eu terei??( ) Eu nunca esqueço dos amigos. Isso foi porque ele sempre me ajudou a limpar os pratos.
7. Na entrevista de seleção de carteiros, o entrevistador pergunta ao candidato: - Qual é a distância entre a Terra e a Lua?( ) - Não faço a menor ideia. Só sei que todos os anos, quando a gente passa por este ponto, ele fica assim, agitado como um louco.
8. Depois de uma exaustiva caminhada, o caçador e seu guia chegam ao alto da montanha. - Sabe, Ramirez, você é um grande guia. Mas fico pensando uma coisa: se por acaso eu sofresse algum acidente, como você faria para me levar de volta... eu com meus 90kg.( ) Depois das duas primeiras, eu me senti melhor...
Para conseguir material para este tipo de exercício, acesse um site de busca, e na linha de pesquisa escreva a palavra "piada" na língua que você ensina. Depois, é só entrar nos sites indicados e garimpar o material adequado para a faixa etária e nível lingüístico dos seus alunos. Às vezes, também servem de material as piadas que recebemos dos amigos por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário